Voltar ao básico: Exatamante o que é a cor?

A cor é derivada da luz, por isso para nós entendermos a cor tem de existir uma fonte de luz. A luz natural vem do sol e é identificada como sendo luz branca pura; todas as outras formas de luz que existem são feitas pelo homem.

 

A luz é de facto radiação em forma de vibrações electromagnéticas provocadas pelo sol, similar a pulsações de som que originam dos altifalantes. O olho humano regista estas ondas de energia e o cerebro interpreta essa informação como sendo cor.

 

Podemos apenas detectar um número limitado destas vibrações, conhecidas como o espectro de luz visível, entre comprimentos de onda de 400-700 nanómetros. O espectro electromagnético conhecido varia de 0,01 nanometros ou menos, numa escala de 0,1 metros ou menos de raios gama (ondas de rádio). 

 

O Efeito de Luz Branca Refracionada Através de um Prisma 

Se um feixe de luz branca passa através de um prisma, um espectro de cores diferentes pode ser visto a surgir, incluindo vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, indigo e violeta. Este é o espectro de luz visível como a vemos; cada uma dessas cores tem o seu próprio comprimento de onda dentro da gama de 400 - 700 nanómetros.

 

O Efeito de Luz Branca Refracionada Através de um Prisma

O prisma refrata a luz, permitindo que a luz branca separe os seus componentes individuais. Um efeito similar pode ser visto num arco-íris: quando chove, as gotas de água no ar refratam os raios de sol; a curvatura da Terra produz o efeito arco a que estamos tão familiarizados.

 

Coloração e agentes colorantes

A luz pode ser influenciada por duas importantes regras da natureza, cor aditiva e subtractiva. A Cor aditiva é simplesmente cor gerada a partir de uma fonte de luz, por exemplo, directamente a partir do sol ou de uma lampada. No entanto, quando a luz atinge um objecto que é influenciada pelas propriedades de coloração ou agentes desse objecto - o pigmento no cabelo pode ser descrito como um agente corante.

 

Estrutura anatómica

Em última análise, é a estrutura atômica ou molecular de um objeto que influencia a quantidade de luz que é refletida e absorvida. Uma molécula é constituído por um número de átomos, os quais estão constantemente em movimento em torno no 'espaço intermolecular'; um processo chamado de movimento Browniano.

 

Estes movimentos Brownianos são semelhantes à luz. Se a frequência de vibração é semelhante ou sincronizado, a onda de luz é reflectida. Se a frequência da vibração não é semelhante, a onda de luz é absorvida.

 

Reflexão Total
Total de Absorção

O efeito de Luz numa superficie Branca ou Negra

Isso explica por que o sol aquece facilmente objetos negros, superfícies pretas absorvem todas as ondas de luz e essa energia extra aquece o material, enquanto que os objectos brancos refletem a luz do sol e, portanto, absorvem menos energia.