Revisão da Roda das Cores: Compreender as Cores

A cor é essencial na forma como experienciamos o mundo.

 

Provavelmente lembraste da Roda das Cores (ou Círculo Cromático) dos teus primeiros tempos como cabeleireiro! É possivelmente a ferramenta mais importante para qualquer colorista, e compreendê-la é o primeiro passo para te tornares um mestre da cor...

 

Quanto melhor compreenderes as cores na roda e a relação que elas têm entre si, mais fácil será prever o resultado ao misturá-las, especialmente no contexto da coloração do cabelo.

 

Antes de entrarmos em detalhes, recomendamos que leias primeiro o nosso artigo, Teoria da Cor para Cabeleireiro: um Guia Rápido, para atualizar o conhecimento básico sobre as cores primárias, secundárias e terciárias e como elas compõem a Roda das Cores.

 

Mergulhar no Mundo das Cores

 

Roda das Cores

 

A Roda de Cores abrange todo o espetro de tons e permite que vejas rapidamente como as cores são divididas em quentes e frias. As cores mais frias (Verde, Azul, Violeta) aparecem à esquerda, enquanto as mais quentes (Amarelo, Laranja, Vermelho) estão à direita. Além disso, as cores à esquerda (Verde, Azul, Violeta) são chamadas de Cores Mate, enquanto as cores mais quentes à direita (Amarelo, Laranja, Vermelho) são chamadas de Cores Fashion, que são mais brilhantes, luminosas e frequentemente mais populares em tendências de cabelo.

 

Em linha com os sistemas de cor e a terminologia amplamente utilizada em cabeleireiro, em alguns casos usamos nomes diferentes para as nossas cores:

  • Amarelo = Dourado
  • Laranja = Cobre
  • Vermelho/Roxo = Violeta
  • Azul/Azeitona/Verde = Mate
  • Cinzento/Azul-Violeta = Cendré
  • Cinzento/Violeta = Cinza

Estes nomes destacam as nuances de cor e ajudam a comunicar que eles não são, por exemplo, Azul ou Amarelo puro, mas tons suavizados que se parecem mais com a coloração natural do cabelo.

 

Lembra-te: a cor mudará sempre ligeiramente quando aplicada em fios de cabelo natural, por isso também é importante entender completamente como os pigmentos naturais no cabelo reagem durante o processo de coloração e como adicionar profundidade. A Tabela de Cores abaixo pode ajudar a compreender isto!

 

Usar a Tabela de Cores

 

Tabela de Cores

 

Podes treinar os teus olhos com esta tabela! Ajuda-te a identificar os mesmos níveis de profundidade em cores diferentes, bem como a distinguir entre tons puros e suaves.

 

Por exemplo, Chocolate ou Chocolate Castanho Médio é na verdade um Laranja escurecido, ou seja, Laranja misturado com Preto. O tom Castanho final é uma combinação de profundidade e tom – sem a profundidade adicionada pelo Preto, o tom final seria demasiado Laranja.

 

Por exemplo, se colocares um Chocolate Castanho Médio numa base muito clara, como 7-0, perderias alguma profundidade e o tom final seria mais brilhante e mais Laranja. Consequentemente, quando se trata de pintar cabelo natural, certifica-te de ajustar as cores com isto em mente.

 

Onde posso aprender mais?

Já abordámos as noções básicas. Agora, leva o teu conhecimento sobre as cores ao nível seguinte com dicas detalhadas sobre correção da cor e aprende de que modo os tipos de cabelo diferentes podem afetar o resultado de cor final. Explora a nossa educação sobre cores, além de diversas oportunidades de formação: ask-elearning.com

 

Queres testar as tuas técnicas de coloração? Transfere a nossa tabela de House of Colour para encontrar os produtos de coloração certos para qualquer serviço!

 

O QUE LER A SEGUIR: