Coloração Bem-Sucedida: Conselhos Técnicos para Desafios Comuns da Coloração

Conselhos de cabeleireiro a considerar ao lidar com a neutralização e correção da cor no salão...

 

Coloração Bem-Sucedida: Conselhos Técnicos para Desafios Comuns da Coloração

Uma nova cor de cabelo capta a imaginação e expressa a personalidade única de um cliente – é uma jornada muito pessoal. É por isso que, como cabeleireiros, é nosso trabalho garantir que encontramos os tons e tratamentos corretos para revelar a beleza individual de cada cliente.

 

Como sempre, isto começa com uma consulta de coloração especializada para avaliar coisas como necessidades de cor, diagnóstico do cabelo e couro cabeludo, abordagem de aplicação, cuidado pós-coloração e uma rotina de manutenção; felizmente, o nosso guia de consulta de coloração de 5 etapas irá capacitar-te para oferecer uma experiência incrível ao cliente a todos os níveis.

 

Coloração Bem-Sucedida: Conselhos Técnicos para Desafios Comuns da Coloração

Mas quando se trata de coloração bem-sucedida, quais são alguns dos aspectos mais técnicos a considerar – e se algo correr mal?

Embora todos os cabeleireiros possam obter excelentes resultados de coloração com a formação e a base de conhecimento corretos, há ocasiões em que os resultados ainda não são perfeitos. Em cada caso, é essencial entender o motivo da falha para evitar erros futuros. Pintar o cabelo não é um mistério; existem boas razões técnicas para cada etapa do processo e soluções para todos os desafios de cores – aqui estão duas das mais comuns:

 

1. NEUTRALIZAÇÃO DA COR

Normalmente aparecem tons indesejados ao aclarar o cabelo para um nível mais alto. Isto é particularmente verdadeiro ao aclarar cabelo escuro, pois contém uma quantidade maior de feomelanina.

 

A feomelanina é resistente ao aclaramento de mais de 4 níveis, portanto, muitas vezes é necessário um processo de iluminação. Ao aclarar, o tamanho da feomelanina é reduzido mudando de vermelho para laranja, depois para amarelo antes de finalmente se dissolver.

 

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Como a eumelanina castanha-escura se dissolve mais facilmente, a feomelanina é mais visível nas fases finais do processo de aclaramento. Por vezes, isto cria tons quentes indesejados. Portanto, obter a proporção de mistura e o tempo de desenvolvimento corretos é crucial para alcançar um resultado desejado preciso.

 

Outros exemplos de tons indesejados podem surgir devido a escolhas incorretas de cores. Esta mudança de tom corresponde à teoria do círculo de cores, permitindo que vejas claramente como duas cores se combinam para formar uma nova cor.

 

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Tons neutralizantes específicos ou produtos tonalizantes são especialmente úteis, como GOODBYE YELLOW e GOODBYE ORANGE. Para os cabeleireiros, estes champôs altamente pigmentados proporcionam serviços de tonalização simples e rápidos no salão com cuidado pigmentado, ideais para neutralizar, pré-tonalizar ou corrigir a cor. Em casa, eles são a solução perfeita para uma manutenção tonal, 1-2 vezes por semana.

 

2. CORREÇÕES DE COR

Há dois fatores importantes a considerar quando uma correção de cor se torna necessária ou é solicitada. A primeira é como lidar com a situação com o cliente e a segunda é como realmente atingir a cor desejada.

 

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O Cliente

Um cliente pode ter regressado alguns dias, uma semana ou até mais depois do seu último tratamento de coloração a solicitar que a cor seja alterada, ou pode ter-se dirigido diretamente a ti após um tratamento desastroso noutro salão! O cliente pode ter ficado completamente satisfeito com a cor anterior, mas só quer uma mudança, ou pode ter ficado insatisfeito com a cor anterior.

 

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Antes de realizar a coloração corretiva, é importante analisar o cabelo existente. Se o cliente já pintou o cabelo no teu salão antes, os resultados anteriores estarão no cartão de registo. Usa isso como base para uma nova consulta:

  • Identifica claramente por que o cliente deseja mudar a cor do cabelo. Isto pode ser evidente ou exigir algum trabalho de investigação cuidadoso
  • Realiza uma nova consulta de coloração e regista os resultados num novo cartão de registo
  • Não te esqueças de perguntar ao cliente qual foi o processo de coloração realizado se esta informação não estiver no cartão existente
  • Discute com o cliente quaisquer problemas que tenham surgido na análise da cor, por exemplo, o tom desejado escolhido pode não ser alcançável. Se este for o caso, tenta oferecer uma alternativa aceitável, explicando por que a cor original não foi possível, por exemplo, o cabelo pode não ser forte o suficiente no seu estado condição atual para aplicar descolorante
  • Termina o novo tratamento de cor, explicando o procedimento de coloração, bem como quaisquer implicações de tempo e custo e cuidados posteriores

 

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Dica: um serviço não é sobre produtos individuais, é sobre o look total. Deves criar uma experiência para o cliente, bem como valor para o salão. Tenta atualizar os teus serviços de coloração com o nosso Kit de Apoio de Potenciadores de Coloração para satisfazer as necessidades da condição do cabelo, da pele e do couro cabeludo do cliente e fornecer resultados de coloração perfeitos e bem-sucedidos.

 

A Correção

Há três procedimentos corretivos que podem ser aplicados no cabelo:

  • Alterar o tom
  • Aclarar o cabelo
  • Escurecer o cabelo

Uma vez analisado o cabelo, terás de decidir qual destes procedimentos vais usar; é possível que todos os três sejam necessários.
Sempre que forem tomadas medidas corretivas, os clientes apreciarão uma abordagem positiva de resolução de problemas. Foca-te sempre no resultado final e aproveita a oportunidade para estreitar o relacionamento com o teu cliente e prescrever tratamentos pós-cuidado.

 

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Onde posso aprender mais?

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