Salão Digital: Como Postar Conteúdo Gerado Pelo Usuário (CGU) Nas Redes Sociais

Um dos maiores valores de uma marca - neste caso o TEU salão - são os seus clientes; Já reparaste que 70% das pessoas estão mais dispostas a comprar de uma marca se tiverem tido uma boa experiência*! …e se um consumidor vê um dos seus pares a ter uma boa experiência com uma determinada companhia será mais provável que procure essa mesma experiência para si mesmo.

 

De uma forma muito simples, as pessoas confiam umas nas outras mais do que em companhias ou marcas, e por isso, em média, posts criados por usuários criam maior actividade do que posts promocionais.

 

Utilizar CGU para a tua própria marca ou salão não tem que ser difícil, é um processo simples de pedir ao usuário para usar os seus posts em teu benefício; na essência é a forma como hoje em dia se traduz o boca-a-boca!

 

Aqui ficam alguns benfícios do CGU nas redes sociais:

  • É conteúdo autêntico e motivador que é credível
  • CGU oferece uma prova real da qualidade de um serviço
  • Este tipo de conteúdo aumenta a presença digital e alcance
  • É muito mais confiável que promoção paga
  • Permite que uma marca ou salão cresçam em conjunto com os seus seguidores (ex.:clientes)
  • Desenvolve e reforça a lealdade de uma marca
  • CGU é uma excelente forma de construir uma comunidade alargada

"Faz o teu conteúdo sobre o teu cliente, não sobre ti. Torna o teu cliente o herói."

 

– Ann Handley, Digital Marketing Pioneer

 

Agora que sabes porque deves usar CGU, aqui fica como postares nas tuas redes sociais - o Instagram vai ser o nosso exemplo:

 

Salão Digital: Como Postar Conteúdo Gerado Pelo Usuário (CGU) Nas Redes Sociais
  1. Escolhe uma foto de um cliente que gostarias de "regramar" e faz uma captura de ecrân com o teu telefone
  2. Corta-a para que fique apenas a imagem
  3. Abre o teu Instagram e faz exactamente o mesmo processo de quando queres postar uma foto
  4. Escreve a tua legenda, junta hashtags e não te esqueças de taggar/mencionar o criador original!

Esta é a forma mais fácil de "regramar" conteúdo, no entanto existem inúmeras apps que te permitem fazê-lo, tais como Regram ou Repost it, mas têm pros e contras, dependendo se usas a versão paga ou gratuita.

 

Quando regramas conteúdo a audiência vai se interessar não só pelo resultado mas também pelo processo criativo (ex.: que cores foram usadas, qual a técnica, para que eles mesmos possam pedir!) por isso, não só deves taggar/dar crédito ao criador (o que é OBRIGATÓRIO quando se usa conteúdos de terceiros) mas não te esqueças de tornar as legendas apelativas e juntar hashtags relevantes.

 

Lembra-te que criar conteúdo é uma rua de dois sentidos, por isso se o CGU for feito correctamente pode ser muito benéfico e excitante para ambos, salão e marca ou consumidor. Desta forma o salão irá beneficiar porque sabe que irá ter mais impacto junto dos seus seguidores. O consumidor terá o seu conteúdo mais exposto a mais pessoas, aumentando os seus likes, seguidores, por aí fora. Os clientes, porque sentem que a marca é valorizada.

 

Para te inspirares e encontrares mais exemplos de CGU porque não exploras a nossa conta de Instagram: @schwarzkopfpro

 

Fonte: Social Sprout marketing insights*