Compreender diferentes texturas de cabelo

Damos-lhe a informação para construir seu conhecimento e compreensão das técnicas mais recentes que formam a alcançar estilos deslumbrantes independentemente das condições.

Use a terminologia e ideias abaixo para aumentar o seu vocabulário e compreensão de texturas de cabelo e como estas podem afetar os resultados de diferentes técnicas de forma. Lembre-se que todas estas técnicas interagem umas com as outras; por exemplo, adicionando o volume e textura irá influenciar a estrutura e o movimento.

Estrutura e Forma

Estrutura pode ser descrita como a forma tridimensional ou silhueta do cabelo e é a base de qualquer projeto. Isto vai ser inicialmente determinado pelo corte e, portanto, o comprimento de cabelo em torno da forma da cabeça. A estrutura do estilo final também será influenciado por tipo de cabelo, por exemplo, naturalmente, cabelo encaracolado ou ondulado vai ficar fora da cabeça. De um modo semelhante, tratamentos de forma podem alterar a forma como o cabelo cai, alterando assim a estrutura e impacto de um estilo. Lembre-se, quanto mais apertado o caracol, mais curto o cabelo vai realmente parecer!

A mudança na estrutura do corte pode suavizar ou dramatizar, por exemplo:

  • Técnicas graduação pode construir corpo e cachos definidos nas extremidades de um estilo
  • Técnicas progressivas pode criar contraste na estrutura e no estilo
  • Relaxar o cabelo vai também alterar a estrutura, cria mais movimento e muda a textura do cabelo

Use sua imaginação, mas lembre-se de discutir todas as suas ideias com seu cliente e mostre-lhes desenhos ou fotografias de looks finalizados antes de iniciar qualquer técnica de de forma.

Textura e Forma
A textura é uma qualidade visual; descreve a aparencia da superficie de um objeto, por exemplo:

  • O cabelo natural vai ter a sua própria textura que vai ser influenciada para sua condição
  • O cabelo pode ser forte e espesso ou fino e suave, brilhante e definido
  • O cabelo poroso irá apresentar-se aspero e opaco
  • O cabelo resistente irá apresentar-se brilhante e vibrante

Técnicas de forma pode alterar a textura, aumentando ou reduzindo a ondulação. Em geral, quanto mais ondas por centímetro, mais textura haverá no cabelo. Isso ocorre porque há mais facetas para a luz para refletir para fora, criando um efeito manchado.

 

Textura também pode ser alterada pelo tipo de ferramenta de styling utilizada. Rolos angulares criam um resultado muito diferente de rolos curvos; da mesma forma umarolo menor irá criar mais ondas num determinado comprimento de cabelo.

 

Textura pode ser conseguida através do enrolamento e espessura de cabelo nas secções alternadas. Essa mistura de cabelos tratados e não tratados cria novas estruturas e textura, mantendo a ênfase do estilo original.

 

Movimento e Forma
Movimento determina as várias direcções que cabelo adquire, ou a forma como o cabelo oscila ou cai, por exemplo:

  • Em cabelo natural este dependerá do tipo de cabelo e o comprimento de cabelo
  • Cabelo mais longo, normalmente tem mais movimento, porém o cabelo forte, grosso terá menos movimento que o cabelo fino e fraco
  • Os tipos de cabelos asiáticos têm cabelo liso, forte e muitas vezes beneficiam de um tratamento relaxamento suave para criar uma sensação mais suave e mais movimento

Volume e Forma
Técnicas de ondulação podem ser utilizadas para aumentar o volume, e isso é particularmente útil quando se lida com os tipos de cabelos finos, onde o cabelo cai inerte para a cabeça. Esta pode ser a única opção quando um cliente de cabelos compridos, entra no salão e pede um corte encorpado no estilo de Claudia Schiffer! Pode ser possível para alcançar este resultado utilizando máquinas de frisar e produtos de styling, porém recriar este look diáriamente vai exigir um apoio mais permanente; usar uma ferramenta de estilo de grande diâmetro para enrolar cabelo na área de coroa - isto irá proporcionar impulso adicional. Alternativamente, uma ondulação na raiz raiz para criar levantamento da mesma.

mais tags