Básico: Como é formada a Cor Natural do Cabelo

Cabelo na raiz está vivo e precisa ser tratado com cuidado e respeito; ao usar produtos químicos para alterar as propriedades de cor do cabelo, é importante saber como e por estas alterações ocorrem.

 

Quanto mais conhecimento você tiver, mais o cliente vai confiar em si e ouvir o seu conselho.

 

Pigmentos Naturais no cabelo dá pelo nome de Melanina

Cor natural do cabelo é produzido a partir de pequenos grânulos de pigmento - melanina - encontrados dentro da camada fibrosa - córtex do cabelo. Luz penetra nas camadas translucidas da cutícula, alguns dos quais são refletidos de volta ao olho. A cor que percebemos depende do que luz é refletida de volta; o tipo, quantidade e mistura dos dois pigmentos encontrados dentro de cabelo natural determinam a cor visualizada.

 

Um tipo de célula, chamada de melanócitos, é responsável pela produção de melanina dentro do bulbo do cabelo. O catalisador de tirosina, encontrado no interior das células melanocítas, é responsável pelo desencadeamento de uma reacção química, resultando na formação de melanina. Este é o lugar onde dois tipos de melanina distintos são criados: a eumelanina marrom para preto e a feomelanina de amarelo a avermelhado.

 

A combinação da eumelanina e feomelanina criam a cor natural do cabelo e a concentração determina a profundidade.

 

Profundidade e reflexo

Uma descrição de profundidade e reflexo da cor pode ajudar a definir e descrever diferentes tipos de cores. Profundidade de cor é influenciada pela quantidade de melanina encontrada dentro do cabelo: mais quantidade de melanina cria cabelo mais escuro e menos pigmentos cria cabelo mais claro.

 

O pigmento eumelanina, é o mais dominante dos dois devido à sua profundidade desde marrom a preto. Profundidade de cor pode ser dividido em dez níveis, de preto até louro ultra claro, no entanto, dentro de cada profundidade de cor, existem vários tons e reflexos. Isso relaciona-se á volta para a roda de cores, por exemplo louro claro pode ter um uma direção de reflexo dourado, mate ou cendre (cinza).

 

Feomelanina é a principal responsável para os tons subjacentes encontrados dentro de cabelo. Quando deseja aclarar para um tom mais claro, irão revelar-se fundos de aclaramento. É importante identificar os tons subjacentes durante a consulta, uma vez que o tom desejado e o tom aplicado podem influenciar o resultado final de cor do cabelo. Em certos casos,existe a necessidade de limpar a cor previamente, ou neutralizar com um tom oposto da roda de cores, a fim de conseguir obter a cor desejada.

 

Um sistema de nível internacional é usado para medir a profundidade de cor:

  • Niveis 1 a 4 - o vermelho é o pigmento de fundo primário
  • Niveis 4 a 5 - o vermelho alaranjado é o pigmento de fundo primário
  • Niveis 5 e 6 - o laranja avermelhado é o pigmento de fundo primário
  • Niveis 7 e 8 - o amarelo é o pigmento de fundo primário
  • Niveis 9 e 10 - o amarelo é o pigmento de fundo primário
mais tags