O que é a oxidação na coloração de cabelos?

Compreender a ciência por trás de um termo frequentemente utilizado no debate de coloração capilar.

A oxidação ocorre quando um átomo instável perde um electrão, permitindo assim que o átomo forme um novo composto com outro elemento.

No âmbito da coloração de cabelo, é utilizado o agente oxidante peróxido de hidrogénio. Quando o peróxido de hidrogénio é combinado com uma para-tinta, desenvolve-se uma estrutura "imin", criando um novo composto designado por meta-tinta.

Durante a fase de aplicação, o para-toluenodiamina (PTD), um pequeno cristal de sal é dissolvido no creme colorante. O alcali na mistura ajuda a suavizar o cabelo, abrindo a camada da cutícula e permitindo que o PTD da tinta entre no córtex.

As para-tintas são oxidadas e a polimerização ocorre, os cristais de para-tinta começam a desenvolver as suas cores e associam-se até 300 vezes a sua dimensão normal para a formação de meta-tintas. O oxigénio em excesso reage com os pigmentos de cabelo natural existentes para produzir um ligeiro efeito de lifting.

Quando a oxidação ocorre, são criados flocos grandes de pigmento, que forma as tintas permanentes finais dentro do córtex - a sombra final é uma mistura específica de tons vermelho, azul e amarelo.

mais tags