A roda da cor

A roda da cor é um guia essencial para os técnicos de coloração e neste artigo analisamos porque é uma ferramenta valiosa no salão.

A roda da cor, por vezes designada por estrela ou círculo da cor, é uma ferramenta importante usada para manipular a cor. Tal como o modelo de cor subtrativa que é aqui usado, as cores primárias são cíano, magenta e amarelo. Porém, como é difícil obter o cíano e magenta puros, são usadas as cores mais próximas, azul e vermelho. A maioria dos artistas adopta esta palete de cor, com o vermelho, amarelo e azul como cores primárias.

Ao combinar estas cores primárias, as cores secundárias são o verde (azul + amarelo), laranja (vermelho + amarelo) e violeta (vermelho + azul). Estes podem ser dispostos num círculo de seis segmentos para formar a roda da cor.

Quando exactamente a mesma intensidade de cor é combinada de cores opostas na roda da cor, anulam-se uma à outra. As diferentes características de intensidade de cor têm um efeito mais subtil. Por exemplo, adicionar violeta a um tom predominantemente amarelo cria uma mistura de cor que absorve a frequência do amarelo do espectro de luz. Isto é particularmente útil para o cabeleireiro e é frequentemente designado como cor compensatória ou complementar.

A roda da cor hoje
A roda da cor evoluiu com a prática moderna de serviços de cabeleireiro para se encaixar nos sistemas de cor e na terminologia actualmente usada. Como tal, são usados nomes diferentes para algumas cores. Estas são mais usadas para acompanhar o resultado real de acrescentar, por exemplo, um tom azul ao cabelo. Neste caso, o resultado seria um acabamento mate com um tom mais baixo e não cabelo azul vivo!

  • Amarelo = Dourado
  • Laranja = Acobreado
  • Roxo = Violeta
  • Azul/verde/azeitona = Mate
  • Cinza/azul-violeta = Cendre
  • Cinza/violeta = Cinzento

Na roda da cor modificada (Roda da cor Schwarzkopf Professional), as cores indicadas à esquerda (verde, azul, violeta) são designadas por cores frias, mate, enquanto as cores quentes à direita (amarelo, laranja, vermelho) são designadas por cores de moda. As últimas são mais vivas, brilhantes e populares nas tendências actuais.

Até agora não foram debatidas as cores neutras. Estas incluem todos os tons considerados cores de cabelo naturais. A cor de cabelo natural é uma mistura de cor cromática (cores puras que podem ser encontradas na roda da cor) e cor acromática (preto, branco e os tons cinza resultantes). No modelo da roda da cor, as cores neutras existem teoricamente no centro da roda.